A armadilha do software ‘gratuito’ incluido nos PCs novos

27 11 2009

Hoje em dia a maioria dos PCs novos que são vendidos nas lojas vêm fornecidos com o Microsoft Office 2007 e com um Anti-Vírus, frequentemente uma versão do Norton Internet Security.

Isto é o que é dito em letras grandes, ou pelo vendedor.

O que não é dito, ou só é dito em letras muito pequenininhas, é que estas são apenas versões de experiência, que só funcionam durante 60 ou 90 dias. O que acontece quando esse prazo passa? Deixam simplesmente de funcionar, pedindo um pagamento via internet para que faça a compra de uma versão ‘completa’!

E isto cria problemas, como seria de esperar. Ao estudante que está a fazer um trabalho ‘para entregar amanhã’, e que de repente descobre que tem de gastar uma quantia não desprezível de dinheiro para comprar o Office que pensava que tinha… À dona de casa que só abriu o Office quando comprou o PC, e que uns meses depois precisa de escrever um documento qualquer… e descobre que não pode…

E o pior são os PCs que aparecem de volta às lojas cheios de vírus, quando era suposto terem um anti-vírus que os protegesse…

Na PC de Arcos tentamos alertar os compradores de PCs para estas práticas promocionais algo enganosas. Se é legítimo querer ‘dar a provar’ o nosso produto a um potencial cliente, deveria ser muito claro que este só funcionará por um período limitado de tempo. Isto muito em particular para os anti-vírus, pois muitos compradores de PCs não se apercebem que os seus computadores não estarão assim tão protegidos ao fim de dois meses…

Sugerimos até que, se não pretende vir a comprar o Office da Microsoft, nem o anti-vírus que vem pré-instalado no seu PC, que os desinstale logo à partida, e que opte por instalar versões gratuitas dos mesmos.

Em relação ao Office, sugerimos a instalação do Open Office – disponível em versão portuguesa neste endereço, e em relação a anti-vírus sugerimos o AVG e o Avira. O segundo é, em nossa opinião, mais eficiente, mas apresenta frequentemente anúncios no ecrán – que podem ser apagados, mas podem confundir utilizadores menos confiantes.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: